15 de ago. de 2011

Está em nossas mãos.

A revolução da comunicação já começou. O mundo jamais será o mesmo. As redes sociais estão aí e não me deixam mentir.

Vemos a crescente inserção de pessoas ao facebook, twitter, linkedin e tantos outros. Um mundo virtual se abre diante de nossos olhos e as oportunidades que essas redes sociais oferecem são infinitas. Através delas, todos viraram jornalistas. Todos podem criar, produzir, enviar e receber informações, basta, somente, ter um computador ou mesmo um celular com acesso a internet. Um mundo novo, capaz de revolucionar, transformar.

Na universidade, aprendi que quem possuía os meios de comunicação, possuía o poder. Com a internet, isso foi por água abaixo. O poder, agora, está ao nosso lado, ou melhor, diante da tela do nosso computador.

Podemos agora, mostrar a nossa voz, virar a mesa, como se diz por aí. Passamos de meros consumidores, para consumidores com voz ativa, capazes de elevar ou destruir a imagem de qualquer produto. As empresas, que de bobas não tem nada, já perceberam e se adaptam, cuidadosamente, a esse novo mercado.

O problema é que, nós, a maioria, ainda não percebemos o poder em nossas mãos. Milhares de pessoas unidas, conectadas virtualmente e o que vemos? Boa parte querendo mostrar, através de fotos e comentários, como foi seu último fim de semana e o que farão no próximo. Uhhhuuuuu!!!! Todos olhando para o próprio umbigo.
Ainda não acordamos para a nova realidade, estamos presos em Matrix. Ainda estamos alienados.
Ano que vem será um ano eleitoral, nossos políticos já estão planejando, muitos já prontos para atacar nesse mundo virtual. Que cortemos logo os fios que nos fazem marionetes. Que acordemos logo para a realidade.


3 comentários:

  1. Esse último parágrafo matou a pau! É isso mesmo... somos escravos da nossa vaidade! Ela nos cega, nos emburrece!
    E o pior é que a vaidade da qual eu estou falando não é aquela mesma das madames e popozudas que fazem fila nas clínicas de estética... Essa vaidade da qual eu falo atinge a todos nós. Ou quem é que nunca se pegou fazendo algum bobagem ou colocando-se em risco por pura e simples vaidade...
    Temos que abrir bem, mto bem os olhos pq não dá para matá-la... é possível controlá-la.

    ResponderExcluir
  2. Maria José S. R. Klein17 de ago. de 2011, 22:59:00

    Olha Helck, tu tens razão! Me deu uma vergonha de ter passado a semana de férias (a primeira depois de 02 anos) postando foto no facebook...
    Concordo contigo, pois olhando bem certinho, como estão os políticos nos quais votamos na última eleição? Estão agindo de acordo com o que esperávamos? Estão realmente trabalhando pelo interesse comum? Em 31 de outubro de 2010 eu estava hospitalizada pois faria uma cirurgia no dia seguinte, fui pedir ao médico que me deixasse sair para ir votar (maluca, hehe), ele foi bem claro, 'minha filha, teu voto é apenas mais um', digamos que eu só não voei no pescoço dele porque seria ele quem faria a tal cirurgia por vídeo e, em Tubarão, com o nosso corpo médico, não dá pra deixar os caras 'enfesados'... Quem mandou estudar Jornalismo...

    ResponderExcluir
  3. Maria José querida, não temos que nos envergonhar de nada, estamos nadando na onda. E podemos sim, mostrar as fotos das férias, dos nossos momentos felizes e o mais importante: usarmos o nosso lado flex. "Um olho no peixe e o outro no gato", é esse o diferencial, pelo menos é assim que penso.
    Beijos minha amiga!!!!!

    ResponderExcluir