7 de out. de 2011

Wilma! Faça alguma coisa. - O peso das redes sociais.

Com a proximidade do Dia das Crianças, dia 12 de outubro, usuários das redes sociais trocaram a foto do perfil por imagem do personagem dos desenhos animados ou história em quadrinhos que mais se identifica.  Aderindo assim, a campanha contra a violência infantil criada pela empresa O Melhor da Vida (facebook.com/omelhordavidapage ). Desde o início da campanha até o momento, mais de 100 mil pessoas já mudaram sua foto pelo desenho animado. A campanha foi lançada na internet através da homepage da empresa e de blogs parceiros e rapidamente se alastrou, conquistando vários adeptos. 
Mesmo ciente de que uma simples mudança na imagem do perfil nas redes sociais em nada muda o fato de que milhares de crianças sofrem abuso, quem gostou, aderiu a campanha e até mesmo se divertiu relembrando o tempo de infância e os desenhos preferidos. O protesto, que ganhou grande dimensão nas redes, serviu também para divulgar o contato da Polícia Federal e o Disk Denúncia. Já, quem não gostou, criticou severamente.
Entre os usuários do Facebook que não aderiram, várias são as mensagem dizendo que a troca de imagens pode prejudicar as investigações da Polícia Federal contra os pedófilos. Que aderir a campanha é um ato insignificante... e por aí vai.
Certamente esse apoio à campanha é um ato muito pequeno, basta somente trocar a imagem do perfil e só, o usuário das redes já fez a sua parte e, como Pôncio Pilatos, lavou suas mãos, voltou ao trabalho ou continuou interagindo com seus amigos e colegas de rede, enquanto a violência continua.
Mas aí fica a pergunta: O que foi feito antes disso? Qual mobilização que você participou ativamente e que mudou a realidade dessas crianças ou de qualquer outro assunto delicado e cruel como esse?
A hipocrisia é a especialidade daqueles que estão amedrontados com o peso, a força que as redes sociais estão experimentando. Já foi dito aqui no blog (veja aqui), que a voz das redes pode transformar a realidade. Talvez vemos essa campanha como o grande começo, quem sabe?
Como Fred Flinstsone diria: Wilmaaaa!, faça alguma coisa!!!! Vamos então, Wilmas, Marias, Pedros, josés, Anas... todos, "fazer alguma coisa". Pequenina, dessa vez, mas é melhor que não fazer nada.


Wilmaaaa! Faça alguma coisa!


  

3 comentários:

  1. Excelente comentário... mto oportuno também! Concordo com vc em tudo! Eu mesma não consegui ficar quieta e dei a minha opinião sobre essa polêmica besta! Besta sim... com tanta coisa pro povo invocar, vão incomodar justo com isso! Se não for pela causa, já ta valendo a brincadeira, pq o face é sim entretenimento, comunicação... Eu fico mto mais revoltada qdo colocam fotos de crianças machucadas, aminais sendo torturados... e coisas desta natureza. Por isso acho q o face poderia ter as tais comunidades como no orkut... Mas enfim... vc soube expressar a minha opinião! E o que os cara bonitas do face fizeram antes disso???? Parabéns, Helck!

    ResponderExcluir
  2. . vc soube expressar a minha opinião! E o que os cara bonitas do face fizeram antes disso???? Parabéns, Helck!Bjão

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Helck, concordo inteira e intensamente!
    Melhor fazer alguma coisa, que muitos consideram insignificante, do que ficar sentado, apenas criticando, achando desculpas esfarrapadas pra não fazer nada!!! Beijo e muito obrigada por mais uma vez expressar nossa opinião de maneira tão objetiva.

    ResponderExcluir