18 de nov. de 2011

Mãe que é mãe vira adolescente!

Como eu sempre digo, não basta ser mãe, tem que participar. E assim, as mulheres aqui de casa foram ontem para o shopping enfrentar uma fila de três horas, depois mais duas horas de espera sentadas na sala de cinema para a pré-estreia às 23:55h do filme Amanhecer. Pensa se alguém reclamou? Mesmo sabendo que teriam que acordar hoje cedinho para ir à escola? Mesmo tendo passado um calor insuportável dentro da sala do Cinemark do Shopping Muller? Mesmo após o filme, quando enfrentamos mais uma fila enorme para pagar o estacionamento? Mesmo tendo que ir e vir apertadinhas no carro para caber todas. Nenhuma queixa, só sorrisos e suspiros.
Foi assim que minha Gabi quis passar a noite de seu 12° aniversário. Foi assim que nós, seis adolescentes (sim, não pude evitar, me senti uma adolescente ao lado de minhas meninas e suas amigas), passamos a noite e metade da madrugada de ontem. E participar da alegria intensa dessas meninas lindas, não tem preço.

Aproveito e posto um texto que fiz para o outro blog há algum tempo sobre a Saga Crepúsculo.


Sim, eu li.

É isso mesmo: li e não me arrependo.  Leria todos novamente, na verdade estou pensando seriamente em voltar a ler nesse momento. Não. Não estou louca e se estivesse não admitiria. Sim, fui mordida e nem doeu, eu deixei que me mordessem e o pior, eu gostei. Tarde demais, agora estou contaminada. Faço parte da legião de fãs que aguardam a seqüência da Saga Crepúsculo, livros e filmes.
Como a Alice que deixou ser conduzida ao país das maravilhas eu fui sugada pelas presas de Edward Cullen. Consumi vorazmente o que chamam de literatura “comercial”.  E tem mais, li e não me preocupei com a escrita literária da Stephenie Meyer, não me preocupei com a forma, fui sucumbida pela história. Apaixonei-me. Não quero falar do enredo da história porque todos já sabem, já está mais que batido. Quero apenas salientar que o homem perfeito, aquele que todas as mulheres sonham em um dia encontrar, é um vampiro.    
Sei que alguns vão “torcer o nariz” ao saber disso, mas agora entendo e, de certa forma, compartilho com essa relação de devoção que as adolescentes nutrem pela saga. Mas, olhando para o lado bom (mas há lado ruim?), Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer me deram motivação necessária para ler O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte, sem eles não teria conseguido. E na seqüência deste, li os clássicos: Razão e Sensibilidade, Orgulho e preconceito, Persuasão, de Jane Austin, também impulsionada pela saga.
Isso me fez pensar numa meta que há muito tempo impus e que ainda não cumpri, de ler os grandes clássicos da literatura mundial: Hemingway, Victor Hugo, Homero, Clarisse Lispector, Maquiavel, Santo Agostinho, Tolstoi e tantos outros como Gabriel Garcia Marques e os seus Cem anos de solidão, que me aguarda neste momento.
Agora entendo que, quando se trata de leitura, o preconceito deve ficar de lado, tudo é válido, devemos ler aquilo que nos agrada seja ela comercial, clássica, best-seller ou não. Mas entenderei perfeitamente se, quando nos encontrarmos, você tiver um dente de alho amarrado no pescoço e um vidro de água benta nas mãos... 

OBS: O Gabriel Garcia Marques e os Cem Anos de Solidão continuam me esperando pacientemente. Já a Clarice Lispector virou minha grande amiga. Também me deliciei com outros escritores recentes. Hemingway está no topo da lista das próximas leituras.

2 comentários:

  1. Eu ainda não li os livros e nem vi nenhum dos filmes. Mas sei que fala da história de amor de um vampiro... e o meu comentário vem inspirado nisso.
    Vc não acha que nós mãe, somos umas vampirinhas?
    Vc se sentiu uma adolescente com as suas meninas, assim como eu me sinto uma criança brincando de Barbie com a Malu. De uma forma nada macabra, acabamos "sugando" a juventude dos nossos filhos para reviver momentos tão felizes e saudosos...
    E isso é mto bom!!!
    Beijos e mais uma vez, parabéns pra Gabi!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga... amiga, como no post anterior.. repetirei o ... EU TAMBÉM!!!
    Também li, e hj também vou eu com a Gi e mais 8 amigas para o cinema... ou melhor para a 1° sessão do amanhecer aqui em Foz (veja que no interior, não tem pré estréia, rsrr) as 17:30 da tarde..
    E veja, que para isso as garotas, sairam antes da aula... Mas td bem... realizar sonhos exigem sacrifícios...
    Amiga, tenho orgulho de vc! Da sua dedicação a sua família... bjs e depois do filme conversamos...

    ResponderExcluir