29 de set. de 2011

Procura-se um médico de verdade.


O que você fez hoje das 15:00 às 18:00 horas?
Pois vou falar o que fiz. Acessei o site do meu plano de saúde para ver um médico referenciado, já que o meu querido ginecologista passou a atender somente obstetrícia, em especial gestações de alto risco. E ir a um ginecologista não é nem de longe as cem melhores coisas que uma mulher gosta de fazer. Sempre disse que se tivesse outro filho, certamente teria com ele... bom, vocês entenderam o que eu quis dizer.
Então, acessei o site, procurei por alguns referenciados, peguei o telefone, e fui ligando na tentativa de conseguir uma consulta para o próximo mês. Mês em que todo ano tenho uma experiência não tão agradável com o Papa, é o Nicolau (rs). Que ilusão, uns tinham consulta para dezembro, outros, para março. Mas, como não desisto com facilidade, continuei com a lista, até que um tinha consulta para amanhã. Que beleza, pensei, nunca foi tão rápido! Marquei, anotei o endereço, dei meus dados e no final, a secretária disse que a primeira consulta teria que ser paga, já as demais, a doutora atenderia pelo plano sem problemas.
Agradeci, desliguei o telefone dizendo que voltaria a ligar. Pequei o cartão do plano, liguei para o 0800. Falei com a atendente e perguntei se esse era o procedimento padrão, já que isso nunca havia me acontecido e eu nunca tive que pagar nada, tipo aqueles planos com co-participação. Bom, pra resumir a conversa, a atendente do plano disse que eu não precisaria pagar e que a doutora não poderia cobrar já que ela atende o plano. Agradeci e liguei novamente para o consultório médico. Educadamente expliquei o fato e a secretária me disse em alto e bom tom que "esse procedimento não tem nada a ver com o seu plano de saúde, esse procedimento é uma normatização da médica". Respirei fundo e perguntei como assim? Eu tenho plano, a médica atende pelo plano, e eu tenho que pagar R$ 200,00 pela consulta por quê? Posso falar com a sua doutora?
É claro que ela não passou a ligação para a médica.
É claro que não agendei a consulta.
Quero um profissional que se preocupe
com a minha saúde, não com o bolso dele.

Voltei a ligar para o 0800 do plano e fiz uma reclamação oficial da tal doutora. E foi assim, com muita revolta, e pendurada no telefone, que eu passei boa parte da minha tarde.
Já estudei o Código do Direito do Consumidor, eu sou uma cidadã, eu pago os meus impostos. Cobrar por algo que eu não "preciso pagar" é crime.
Minha filha disse que eu estava fazendo uma tempestade num copo d'água, que era melhor eu pagar a consulta e pronto. Mas se eu me calar e pagar, vou consentir e estimular esse tipo de conduta.
Pretendo agora, consultar meus amigos advogados e esclarecer melhor os meus direitos. Afinal, amigo advogado serve para isso, não é mesmo? ;)
O Bradesco falou que iria entrar em contato com a médica e daria um retorno em cinco dias, para assim, eu agendar uma consulta. Respondi que aguardava o retorno, para saber o que foi feito de fato, mas que essa "doutora" não é, nem de longe, a profissional que eu procuro.


3 comentários:

  1. Helck, como eu te invejo! Vc mora numa cidade onde tem médicos à escolher... E nós aqui? Pagamos caro por um plano nacional e outro dia precisei/quis um endócrino. Não tinha! Só em Fpólis!!! Aqui no Sul maravilha só tem 2 opções: Unimed ou SUS!
    E acho que vc fez mto certo... só q se eu fosse vc, trataria de procurar outro médico... é uma pena que o dr. Claudinei não atenda mais...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Helck, como a Juli falou, aqui o quadro médico está precário! Eu não tenho plano de saúde, tem um posto de saúde aqui perto do trabalho, ficava perto da minha casa, e eu ia lá, na verdade sou contrária à médicos, e fazia só os exames anuais. Quando tive que tirar a vesícula, fiz toda a parte de tratamento pelo SUS, e na hora da cirurgia fiz particular, parcelado em um milhão de vezes, pra variar. Em agosto fui ajudar uma amiga a marcar uma consulta pela Unimed, com um gineco, a secretária disse que teria que ligar em setembro pra marcar pra outubro, daí eu perguntei: 'e se for particular, porque é uma emergência, tem pra quando?', e na cara dura ela disse: 'pra hoje, no final do dia, e custa R$200,00. Eu não tenho plano de saúde, fiz uma previdência privada e, quando eventualmente preciso, caso de filho principalmente, levo no posto mesmo, ou vou particular, infelizmente, pois Plano de saúde, é plano só pros donos deles, não pro povo que paga por eles!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também quero esse médico. Estou com soluço à quatro dias e não enconytro um bendito Médico que meajude. Até parece que nunca servi à nação com meu trabalho e impostos e nem às forças armadas comminha juventude. Pertenço à tercerceira idade. Já passei dos 60 faz tempo, tenho o estatuto do idoso em casa, que acho que só serve para quem criou as leis para aparecer. pago conv~enio faz muitos anos e nunca presisei dele. Agora que preciso, para dar um jeito no meu soluço, eles dizem que não há solução. Que o jeito é tomar a tonelada de remedio que receitam e esperar o soluço me sufocar ou morrer de insônia. Por isso pergunto, onde tem mais daqueles médicos do meu tempo. Tempo em que diziam que Deus era brasileiro. Estou realamente com vergonha de dizer que sou brasileiro.

    ResponderExcluir